domingo, 14 de agosto de 2011

Qualidade de Vida - Texto para a verificação geral 8 e 9 anos

Qualidade de vida significa estar de bem com ela, em todos os sentidos, físico emocional, mental e espiritual, ou seja, qualidade de vida integral, onde todos os movimentos e ações devem ser voltados para isso.
Esta depende de uma série de fatores: como a dimensão emocional, física e a ambiental. Problemas como o estresse físico e psicológico ou de saúde são bastante comuns quando se percebe que a maioria das pessoas sofre pelo fato de viver em moradias pequenas, em ambientes com pouco contato social, absorvendo em si uma série de angústias e sofrimentos.

Ter qualidade de vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim estar em harmonia e satisfeito com a própria vida. Porém, isso pressupõe muitas coisas: hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer e saúde espiritual.

Por isso, ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deve fazer parte das prioridades de todos.

Atualmente, qualidade de vida está muito em moda. Todo mundo fala nela e todos gostariam de tê-la. Mas poucos fazem o que é necessário para obtê-la. Mesmo aqueles que se propõem a fazê-lo, nem sempre o fazem de acordo, pois a insatisfação de viver decorre de incoerências de comportamentos e falta de cuidado consigo e com as pessoas ao redor.

Para ter uma qualidade de vida integral, é necessário ter consciência e buscar aprender a viver sempre considerando todas as dimensões da vida de cada um: corporal, emocional, intelectual, social, ambiental e espiritual.

O homem precisa reconhecer a sua essência, em primeiro lugar. Depois, respeitar o que a essência lhe deu, cuidando de si, da melhor forma possível, para que isso seja expandido ao seu ambiente, abarcando tudo e todos ao redor, proporcionando realmente uma qualidade de Vida.


Fonte:http://www.ipe-instituto.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=722&Itemid=68

Um comentário: